quarta-feira, 25 de abril de 2007


Eliana Guedes

A apresentadora comemora a boa fase pessoal e profissional




















Eliana está ditando moda. A apresentadora mostrou todos os conhecimentos da ioga, modalidade que pratica há cinco anos, e posou para um ensaio exclusivo ao EGO que mescla looks esportivos com um ar sofisticado, tendência constante no próximo inverno. Após quase dois anos sob o comando do programa “Tudo é possível”, da Record, a loira comemora a consolidação da vice-liderança aos domingos, horário nobre da televisão brasileira dominado apenas por homens. “Estou muito feliz, não paro nunca de pensar em novos projetos para o programa e para minha vida de uma forma geral. Gosto muito de onde estou e quero permanecer por muitos anos”, revelou. Já quando o assunto é o casamento de dois anos e quatro meses com o chefe de cozinha Eduardo Guedes, Eliana também não esconde a felicidade. “Está tudo tranqüilo entre nós. Todo mundo já sabe meu histórico, minha vida toda. No momento não dá para ser mãe, mas quem sabe no futuro. Pode ser um futuro próximo, pode ser daqui um ou dois anos, mas certamente meu grande sonho é construir minha família”, completa. Eliana ainda aproveitou a ocasião para comentar o recente comentário de Clodovil, que afirmou ter sonhos eróticos com Eduardo Guedes. “O Clodovil é uma figura. Ele tem suas frases de impacto e faz sabendo exatamente o que vai causar comentários. Acho interessante, o Clodovil é uma figura que eu respeito, ele tem coragem de falar coisas que geralmente ninguém falaria”. Confira a entrevista na íntegra abaixo:

01.
Há quanto tempo você pratica ioga? Como entrou em contato com a modalidade? Faço ioga há cinco anos. Queria um retiro espiritual dentro da cidade. Daí descobri uma clínica no shopping Iguatemi e comecei a fazer ioga lá experimentando. A ioga me encantou pelo equilíbrio, melhorou muito minha respiração, fiquei muito mais tranqüila, a mente muito mais calma para resolver qualquer tipo de problema e solucionar coisas que pareciam nebulosas, também tem uma coisa bacana de energia. O legal da ioga é que você cuida do corpo e da mente aos mesmo tempo. Esse equilíbrio é incrível
02.
Quais outros cuidados você toma para ficar bonita? Um monte. Para cuidar do corpo, tenho o acompanhamento de um endocrinologista, que cuida da alimentação, tudo mais. Faço biopedância, que é para descobrir quanto você tem de água e de gordura no corpo de quinze em quinze dias. Comecei a fazer carbox, é incrível e um excelente substituto da mesoterapia, que fiz há anos atrás. O tratamento é ótimo para flacidez e celulite, estou apaixonada, faço duas vezes por semana. Fora isso faço estimulação russa, para enrijecimento muscular, e a ioga que não dá para deixar. Também tenho uma mini academia em casa, onde faço bicicleta, esteira. Quando estou mais disposta faço musculação.
03.
Já fez alguma cirurgia plástica? Recorreria a alguma se precisasse? Já fiz no meu nariz. Faria sem problema nenhum, acho que quando eu tiver meus filhos, coisa e tal, provavelmente eu vou fazer (risos). Sou contra essa vaidade exacerbada que você faz de tudo e às vezes até passa dos limites, aí acho que é perigoso. Mas se caiu, dá para levantar, se está ruim, dá para mexer. (risos)
04.
Tem alguma parte do seu corpo que você já teve vontade de mudar, mas nunca teve coragem? Ainda não, por enquanto estou satisfeita. (risos) Hoje até faria alguma intervenção cirúrgica a partir do momento que visse que meu corpo estivesse precisando, nada além disso. Acho que isso vai acontecer quando eu engravidar, provavelmente. Pode ser também que eu tenha uma gravidez maravilhosa e nada disso aconteça.
05.
Como é sua relação com a moda, como define seu estilo? No meu dia-a-dia eu sou muito simples, adoro jeans, camisetas diferentes. Sou muito feminina, minhas roupas têm que ter um ar feminino. Pode ser uma camiseta, mas que tenha um ombrinho de fora, com uma sutil feminilidade. Sempre gosto de estar de salto, se eu estiver de rasteirinha, que seja uma charmosa. Gosto de acompanhar tendências, mas também acompanho o limite do meu corpo, do meu tamanho.
06.
O programa ‘Tudo é possível’, que você comanda na Record, é líder de audiência aos domingos. Você esperava todo esse retorno do público após a mudança de público e dia? Sempre acreditei muito no meu trabalho, na minha força de vontade, no meu potencial, na minha disciplina, mas eu imaginei que ia demorar um pouquinho mais para que as pessoas pudessem se acostumar comigo, ainda mais no domingo, que é um dia tão marcante dentro do meio de apresentadores como Gugu, Silvio Santos, Fausto Silva, só homens. Pensei: “Poxa, vai ser um belo desafio pra mim”. Já na primeira semana do programa ficamos em segundo lugar. Sou muito pé no chão, achei que fosse por causa da estréia. Segundo programa, vice-liderança novamente, terceiro, vice, um mês, vice, e assim foi indo. Sinceramente eu fiquei muito feliz e atribuo talvez esse sucesso e retorno rápido a tudo que fiz de positivo para as crianças, porque acho que se você planta uma semente boa e positiva, você colhe lá na frente. Acho que estou colhendo tudo que plantei trabalhando durante esses anos com as crianças e que, no fundo, os pais, os avós, a família acompanhavam e viam que eu tinha um trabalho sério. Provavelmente surgiu a curiosidade de ver o que ia trazer de uma forma geral para a família, e não só para nossos filhos, nossos netos. Acredito que tenha sido isso, a credibilidade de todos os anos fez com que as pessoas tivessem o interesse de me acompanhar aos domingos. Estou muito feliz, não paro nunca de pensar em novos projetos para o programa e para minha vida de uma forma geral. Escrito por £¡£¡¢ä às
07.
Tem alguma novidade para o programa esse ano? Tem um novo quadro comprado, os direitos já são da Record, mas não posso revelar ainda, só posso dizer que ele vai realizar os sonhos e desejos de muita gente. Estou sempre avaliando o programa para inovar e melhorar. Estou fazendo várias matérias, daqui a pouco a gente vai para o Peru gravar. Trouxe novamente o biólogo Sérgio Rangel, porque sempre levantei a bandeira da consciência ecológica. Também tem as viagens nacionais e internacionais, gosto de mostrar o Brasil para as pessoas que não podem estar lá, é uma forma de elas adquirirem a cultura através do programa. A atração tem entretenimento, tem ação social, ajudamos quem precisa de uma forma bacana, sem ser piegas. O resumo do “Tudo é possível” é que é uma grande revista onde tudo pode entrar, tudo é possível estar ali no contexto, mas pautado em qualidade. Aos domingos a família brasileira está a fim de se divertir.
08.
O Silvio Santos te lançou na carreira como apresentadora e hoje em dia você disputa com ele a audiência aos domingos. Como é sua relação com ele? Existe alguma rixa entre vocês? Fiquei sete anos no SBT. O Silvio Santos é uma pessoa muito ocupada, é um grande empresário e um grande comunicador, não é uma pessoa que a gente vê e fala sempre. Encontrava com ele de vez em quando e às vezes que a gente conversava era um grande aprendizado para mim. Estar hoje aos domingos, tê-lo trabalhando em outra emissora e o meu trabalho rendendo de uma maneira positiva é um grande trunfo profissional, mas uma grande responsabilidade, porque a cada domingo, para mim é um domingo diferente. Jamais me tranqüilizo. O Silvio Santos para mim é o melhor apresentador da televisão brasileira, não existiu e até o momento não existe alguém que faça e que se comunique de uma maneira tão simpática, tão clara e objetiva com a família brasileira. Ele é um ícone e sempre vai ser. É uma pessoa que descobriu em mim esse meu potencial como apresentadora. Ele é um dos meus ídolos. Não vejo pelo lado da rixa, muito pelo contrário. Meu respeito por ele é imenso e adoraria poder encontrá-lo para dizer o quanto eu o respeito e o quanto tenho que agradecer por essa primeira porta que ele me abriu. Eu serei eternamente grata a essa oportunidade que ele me deu.
09.
Desde que você saiu do SBT, o Silvio Santos já chegou a te chamar para voltar. Você trocaria de emissora atualmente? Faz oito anos que estou na Record e já tive sim propostas de outras emissoras. Eu nunca digo nunca, porque é um trabalho, acho que é sempre bom avaliar. Na época que fui pra Record, tive proposta da emissora líder, faz alguns anos, isso nunca mais aconteceu, me senti muito lisonjeada e feliz. Mas realmente a proposta artística e financeira da Record foi muito maior na época. Estou muito feliz na Record e pretendo ficar por muitos anos, ainda mais agora que a emissora está investindo na programação, nos profissionais. Já me sentia em casa, agora me sinto mais ainda porque encontro grandes amigos lá dentro e a gente troca altas idéias, realmente a emissora está maravilhosa, desde os profissionais que estão na frente do vídeo até quem está por trás das câmeras, os jornalistas no backstage.
10.
Você completou 15 anos de carreira em 2006. Há mais alguma coisa que falta conquistar profissionalmente? Muitas coisas. Quero fazer peça de teatro para criança, quero continuar fazendo meus produtos para elas, CD musical, quero cada vez mais concretizar meu trio elétrico no carnaval de Salvador, que é lindo, uma energia muito boa. Já lancei dois livros com a temática ecológica e acho que até o fim deste ano lanço o terceiro. Filmes também tenho projetos, mas é uma coisa mais complicada que, financeiramente, é um grande investimento e preciso ter grandes profissionais ao meu lado. Tem muita coisa, não quero parar jamais. Novela também é gostoso, cheguei a receber um convite da Record, mas infelizmente não pude fazer o personagem, adorei, li a sinopse, os capítulos, mas infelizmente por uma questão até de agenda, não consegui gravar. Não descarto trabalhar em uma novela, se tiver uma boa direção, tempo para trabalhar isso. Tenho um grande amigo que é o diretor Nilton Travesso, ele já disse que se coloca à disposição para me ajudar. Eu adoro cantar, dançar, interpretar e apresentar.
11.
Você já recebeu convites para posar nua. Continua descartando todas as propostas? Sim. Eu quero cada vez mais consolidar minha carreira com trabalho, com conteúdo. Posar nua não agregaria em absolutamente nada na minha vida profissional nem pessoal. Às vezes entendo que algumas mulheres façam por vaidade, mas se um dia eu quiser fazer, faço para mim mesma. Pego uma amiga fotógrafa, que vai me fotografar lindamente, e deixo guardadinha. Sempre que tiver vontade de me ver, em um nu artístico, vou e vejo, não preciso escancarar isso pra todo Brasil. Acho que tudo o que você faz na sua vida marca e fica. Cada passo que você dá, cada palavra, cada frase que estou te dizendo está registrado, em algum momento alguém vai buscar pra ver, saber. Tem que fazer as coisas bem certas no sentido de seguir seus princípios. Não é que seja errado sair na revista nua, acho que para determinados trabalhos é muito bacana, mas para o meu, para os meus princípios de vida e profissional, não rola. Escrito por £¡£¡¢ä às 17h20
12.
Esta semana rolou um boato na imprensa de que seu casamento com Eduardo Guedes estaria em crise. O que tem a dizer a respeito? O que tinha que ser falado, já foi. Está tudo bem, ótimo, tudo tranqüilo entre nós.
13.
Você chegou a ouvir o comentário do Clodovil dizendo que ele tem sonhos eróticos com o Eduardo Guedes? O que achou? Ah é? (risos) Eu não vi, mas eu já sabia disso. O Clodovil tem suas frases de impacto e fala sabendo exatamente que vai causar comentários. Eu acho interessante, o Clodovil é uma figura que eu respeito, ele tem coragem de falar coisas que geralmente ninguém falaria.
14.
Você tem ciúmes do Eduardo? Hoje em dia não. Eu já tive ciúmes no passado, acho que com a maturidade você vai aprendendo que o ciúmes não agrega em nada em uma relação, pelo contrário, ele atrapalha e muito. Respeito o trabalho dele, admiro e torço muito. Um fã, um carinho de uma pessoa que gosta ou que admira, que acompanha pelo vídeo, tudo isso é muito bacana, é muito positivo. Não tem nada de ruim nem de negativo nisso.
15.
Você sempre sonhou em ser mãe? Os planos de ter filhos estão mais próximos agora? Com certeza, todo mundo já sabe meu histórico, minha vida toda. Já estou aí há alguns anos e todo mundo sabe que sempre me relacionei de uma maneira muito séria, com namoros duradouros. Claro que um dos maiores objetivos quando se casa é construir família. No momento não dá, mas quem sabe no futuro, não sei que futuro é esse. Pode ser um futuro próximo, pode ser daqui um ano ou dois anos, mas certamente meu grande sonho é construir minha família.
16.
Se um dia você decidisse largar tudo e não fosse apresentadora, o que faria? Provavelmente estaria trabalhando como psicóloga. Primeiro concluiria a faculdade, fiz três anos do curso. Tenho vontade de terminar, mas não tem como conciliar. Eu quero voltar a fazer algumas coisas neste aspecto porque me faz bem. Gosto de trabalhar com gente, com a mente humana, gosto de entender as pessoas, só de ouvir, você já ajuda. As pessoas atualmente ouvem muito pouco o que você tem pra falar, então você parar para ouvir um amigo já ajuda, é bom. A Cíntia (assessora dela) me ouve bastante, é bom , muito gostoso. (risos) No fundo acho que nunca vou deixar a televisão, está na minha veia, eu amo, faz parte da minha vida. Mas se tivesse como ter uma profissão paralela, seria psicóloga, faria ajuda social através da psicologia para crianças carentes ou deficientes.
17.
Você nunca chegou a surtar por conta do assédio tanto de fãs como da imprensa? Já pensou em desistir da carreira artística em algum momento? Não, de maneira alguma. Assédio para mim não é nada ruim. Faz parte da nossa vida. A partir do momento que o artista se incomodar com esse tipo de coisa, realmente não nasceu pra aquilo, porque você está no vídeo, está em uma revista, em uma entrevista, as pessoas querem saber da sua vida. Acho que você tem sim que colocar limites, porque nem tudo dá pra você abrir e nem tudo faz parte do seu profissional. Mas que as pessoas têm interesse, têm, e principalmente coisas boas eu não me oponho em dividir, porque acho que a vida é isso. É muito gostoso você ter amigos e pessoas que possam te falar de coisas boas, experiências positivas, você acaba sendo uma pessoa que incentiva o próximo. Sou uma pessoa muito batalhadora desde o início, vim de uma família simples, então acabo sendo até uma história motivadora para algumas pessoas que queiram, não só artisticamente, seguir o mesmo caminho que o meu. Realmente na vida tudo é possível quando você trabalha, tem disciplina, quando você é esforçada. Minha história de vida acaba sendo um exemplo para outras pessoas que têm um pouco de medo de arriscar. É sempre bom tentar, ir atrás do seu sonho.
18.
Considerações finais Estou muito feliz em abrir um novo campo de trabalho, de estar trabalhando com a mulher, 60% do nosso público é feminino e isso me interessa muito, porque eu converso muito com minhas amigas e vejo a necessidade de ter um programa voltado para elas, de ter alguém na televisão que fale um pouco a linguagem delas, que seja jovem, que fale como elas pensam. Fico muito feliz em poder me expressar do jeito que normalmente faço dentro de casa e que antes, no programa infantil, não podia fazer, mas agora em um programa familiar tive a oportunidade.

Nenhum comentário: